O Deus da biblia é sim amor, esse é o seu principal atributo oq as pessoas esquecem é que um outro atributo de Deus é sua justiça infinita.
Deus é justo, seu sim é sim e seu não é não, não existe meio termo. Meio termo é humano.
Uma boa ilustração para responder a essa questão seria a historia do filho obediente e o filho desobediente:
Um homem tinha dois filhos e deu a mesma educação para os dois, desde pequenos ensinou q roubar, mentir e matar era errado e que devemos respeitar o proximo, cultivar a vida, construir e nao destruir.
Quando os dois já eram jovens, um filho desandou e fugiu de casa, escolheu a vida das drogas, roubos, mentiras e assassinatos, o outro seguiu os conselhos do pai e estava estudando, ajudava as pessoas no bairro e respeitava o pai.
Por mais q o pai amasse o filho fujão, não podia ajuda-lo pois estava lonje , tinha escolhido uma vida contraria de tudo que o pai ensinara e queria viver por conta propria.
Dali alguns anos o filho obediente se formou, constituiu uma família. Já o filho desobediente acabou sendo assassinado e morreu na rua como um indigente.
Quem matou o fujão? Foi o pai dele? Claro que não, ele escolheu não seguir as orientaçoes do pai e como consequencia veio a morte. O salario do pecado é a morte(Romanos 6-23)
A justiça infinita de Deus não permite q ele ajude quem não segue os seus conselhos, mesmo amando muito. Seria uma contradição e a contradição é humana.
Aqueles povos escolheram seguir a Baal um outro deus q inventaram naquela época, eles faziam coisas contrarias aos conselhos do Pai, acabaram morrendo.